3, v.1Segurança internacional e os atores sociaisA privatização da força e os novos desafios para a segurança internacional: empresas militares privadas no Afeganistão e Iraque índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

SALGADO, Carolina de Oliveira. A política externa do Brasil entre a multipolaridade e a interdependência: o papel das coalizões sul-sul e análise das contribuições às organizações internacionais e bancos regionais como modalidade da cooperação brasileira para o desenvolvimento internacional na era Lula.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2001, 3., 2011, São Paulo. Anales electrnicos... Assosciação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100047&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 20 Abr. 2024.

O artigo objetiva dimensionar a atuação do Brasil durante o Governo Lula como agente de um novo modelo de governança que valoriza a ação multilateral para o estabelecimento de uma ordem global menos assimétrica e desigual. A primeira parte apresentará alguns traços do atual sistema internacional e discutirá a adequação de conceitos como multipolaridade e interdependência. Enquanto país emergente, o Brasil elevou o seu protagonismo internacional e compatibilizou interesses, através do universalismo predominante na gestão do Chanceler Celso Amorim, que imprimiu grande relevância à dimensão cooperativa/ multilateral com países do Sul.A segunda parte analisará a ação cooperativa do Brasil na formação de coalizões como o IBAS e o BRIC, e as contribuições às organizações internacionais e bancos regionais como modalidade da Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional. A análise permitirá apresentar a noção (i) da dimensão política da atuação entre países emergentes, (ii) da importância das diferenças e assimetrias entre os países do Sul nas suas iniciativas e (iii) da atenção dada pelo Brasil à cooperação através de organismos internacionais.A conclusão discutirá quais as diretrizes da política externa de Lula que poderão ter continuidade como políticas de Estado no próximo governo.

Palabras llave : Multipolaridade; Interdependência; Coalizões Sul-Sul; Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional; Governo Lula.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués