Servicios
3° Encontro Nacional ABRI 2001
ISBN 2236-7381 versión
impresa
ISBN 2236-7381 versión impresa
Resumen
SILVA, Ariadne Celinne de Souza y SILVA, Celeida Maria C. S. A convenção do milênio e sua efetividade como fonte de uma ordem mais justa e democrática no Brasil. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2001, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 15 Marzo 2025]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100049&lng=es&nrm=iso> .
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, além da mudança no equilíbrio geopolítico, iniciou-se também a valorização do princípio da dignidade da pessoa humana. Entretanto, neste mundo regido pelas correntes econômicas, muitas vezes são esquecidos os direitos e valores propagados pela Declaração dos Direitos do Homem de 1948. Os Tratados Internacionais de Direitos Humanos representam a luta pela integração mundial em prol da efetivação destes direitos. A Declaração do Milênio é um destes tratados, seu texto sintetiza o esforço pelo desenvolvimento socioeconômico igualitário mundial. Devemos utilizar da globalização, ou seja, da extinção de fronteiras e interdependência estabelecida entre os povos para atingir as metas estabelecidas pelos Objetivos do Milênio (ODM), e este é o principal desafio, pois existem grandes diferenças econômicas e sociais entre os países. Como as metas se resumem ao ano de 2015, já é sabido que muitos países não vão efetivá-las. Acreditamos que os ODM devem ser adaptados e analisados a partir de um estudo da situação de cada país, suas regiões e estados. E este é o ponto do nosso trabalho: analisar como esses objetivos estão sendo trabalhados no Brasil, em especial no Estado de Mato Grosso do Sul.
Palabras llave : Direito Internacional dos Direitos Humanos; Declaração do Milênio; Equidade e Efetivação dos Direitos Humanos.