3, v.1Políticas econômicas dos países emergentes na crise de 2008: uma análise sobre coordenação e o papel da governança globalHá um papel para a justiça internacional em processos de paz? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

A adesão da Rússia à organização mundial do comércio sob a lógica das relações bilaterais Rússia-EUA (1993-2008).. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2001, 3., 2011, São Paulo. Anales electrnicos... Assosciação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100051&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 26 Abr. 2024.

Como parte do processo de transição para o capitalismo e com vistas a melhorar seu padrão de inserção internacional, a Rússia solicitou seu ingresso a organismos internacionais, dentre os quais a Organização Mundial do Comércio (OMC), em 1993. Ciente de suas restrições econômicas domésticas, o governo russo foi impelido a buscar assistência externa, e nenhum país estava em melhor posição de fazê-lo do que os Estados Unidos da América (EUA). A ordem internacional no início do pós-Guerra Fria podia ser caracterizada pela forte preponderância dos EUA, inclusive em fóruns multilaterais. Ao querer integrar-se à nova ordem pós-Guerra Fria, a Rússia precisava, portanto, do apoio dos EUA. Passados mais de quinze anos, porém, a Rússia ainda não é membro da OMC, não obstante as expectativas de que a conclusão do processo de adesão ocorreria logo após a assinatura do Protocolo Bilateral de Adesão com os EUA, ocorrida em 2006. Com referencial teórico no modelo do Jogo de Dois Níveis de Putnam (1988), o presente trabalho busca examinar as razões do atraso do processo de adesão da Rússia à OMC. O estudo cobre o período de 1993, desde a formalização do pedido de adesão, a 2008, término do mandato do presidente russo Vladimir Putin, que fez da adesão à OMC prioridade de política externa.

Palabras llave : Rússia; EUA; OMC; Relações Bilaterais Russo-norte-americanas.

        · texto en portugués     · pdf en portugués