3, v.1Há um papel para a justiça internacional em processos de paz?A utilização de empresas militares privadas em missões de paz author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


Print ISBN 2236-7381

Abstract

LOPES, Cleber da Silva. A Governança da Segurança dos EUA pós 11 de setembro: o papel da segurança privada na promoção da segurança nacional. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2001, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 26 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100053&lng=en&nrm=iso> .

A governança da segurança dos EUA no período pós 11 de setembro tem sido marcada pela participação do setor de segurança privada. Externamente, os EUA têm feito uso de empresas militares privadas para dar apoio ou proteger seus recursos materiais e humanos em zonas de conflito. Internamente, as ameaças de ataques terroristas contra a infra-estrutura dos EUA alçaram o setor de segurança privada à condição de parceiro chave na promoção da segurança nacional. Uma literatura crescente tem se debruçado sobre o uso de empresas militares privadas em conflitos internacionais, mas o papel da segurança privada na promoção da segurança nacional dos EUA tem sido largamente negligenciado. O objetivo desse trabalho é discutir alguns dos desafios e implicações que a segurança privada coloca para a governança da segurança nacional dos EUA no período pós 11 de setembro. De que forma a segurança privada desafia o modo como tradicionalmente pensamos assuntos de segurança nacional? Quais dificuldades a segurança privada coloca para a governança da segurança interna dos EUA? O que o governo dos EUA está fazendo para superar essas dificuldades? O trabalho analisa de forma exploratória essas questões.

Keywords : Estados Unidos; Governança; Segurança Nacional.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese