3, v.1A Governança da Segurança dos EUA pós 11 de setembro: o papel da segurança privada na promoção da segurança nacionalA eficácia do regime internacional de mudanças climáticas: substituição x manutenção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

MENDES, Cristiano y MENDONCA, Christopher. A utilização de empresas militares privadas em missões de paz.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2001, 3., 2011, São Paulo. Anales electrnicos... Assosciação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100054&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 26 Abr. 2024.

A contratação de Empresas Militares Privadas (EMPs) tornou-se rotina após o fim da Guerra Fria. Oferecendo uma vasta gama de serviços estas empresas tornaram-se um dos principais aliados dos atores internacionais em operações militares e humanitárias por todo o globo. A Organização das Nações Unidas (ONU) monitora e utiliza os serviços das EMPs em Missões de Paz desde a década de 60 do século XX. Atuando no fornecimento de informações, transporte e segurança da população civil as EMPs sempre estiveram envolvidas, ora de maneira direta, ora indiretamente, na maior parte das missões administradas pela ONU. O aumento no número das Missões de Paz no período posterior à Guerra Fria fomentou a necessidade de contratação das EMPs fazendo com que as mesmas estivessem cada vez mais presentes a serviço das Nações Unidas. O presente trabalho pretende mapear o trabalho das EMPs em Missões de Paz administradas pela ONU e analisar o papel e impacto das mesmas na efetividade destas missões. Pretende-se, ainda, discutir a legitimidade da contratação de EMPs e apontar os aspectos positivos e negativos deste tipo de parceria.

Palabras llave : Empresas Militares Privadas; Missões de Paz.

        · texto en portugués     · pdf en portugués