3, v.1Models of South American integration and Brazil's international projection strategiesIdentidade, política externa e os discursos sobre história na Ucrânia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

CARVALHO, Daniel Duarte Flora. Secessão, estatalidade e novos estados africanos.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2001, 3., 2011, São Paulo. Anales electrnicos... Assosciação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100058&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 24 Abr. 2024.

Com o resultado do plebiscito sobre a independência do Sudão do Sul favorável à secessão, uma série de questões surge sobre as relações exteriores do novo Estado. No entanto, re-surge também a necessidade de discutir a estatalidade na África e o surgimento de movimentos de libertação nacional capazes de derrubar governos e decretar unilateralmente a independência de região que pretendia libertar. No último vintênio, Eritréia e Sudão do Sul tornaram-se independentes em um processo guiado por frentes de libertação nacional que reivindicavam a representação popular e do território em questão. O presente artigo visa a refletir, ainda que preliminarmente, sobre o êxito das FLNs e as condicionantes que permitiram ou impediram a secessão, em especial nos chamados Grandes Estados Africanos.

Palabras llave : secessão; Estatalidade; soberania; frente de libertação nacional.

        · texto en portugués     · pdf en portugués