3, v.1Secessão, estatalidade e novos estados africanosOperações de paz à brasileira - uma reflexão teórica, contextual e historiográfica: um estudo de caso da Minustah índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

EDLER, Daniel. Identidade, política externa e os discursos sobre história na Ucrânia.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2001, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Assosciação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100059&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 03 Maio. 2024.

Diferentes leituras sobre a história de um povo são fundamentais no processo de formação da identidade nacional. Esta, por sua vez, pode ser vista como um elemento central no processo de formulação da política externa, contribuindo para a inserção internacional de um país. Nesse sentido, o artigo busca, a partir de uma abordagem construtivista crítica, entender a importância da identidade nacional para o campo da análise de política externa. A pesquisa é feita através do estudo sobre a historiografia da Ucrânia, indagando até que ponto o debate acadêmico entre as diferentes interpretações históricas contribui para o cenário político neste país. Por fim, artigo desenvolve alguns postulados de Alexander Wendt, apresentando suas contribuições para a disciplina, mas também suas limitações teóricas.

Palavras-chave : Ucrânia; Construtivismo; Rússia; História Eslava; Alexander Wendt.

        · texto em português     · pdf em português