3, v.1O princípio do interesse nacional aplicado à integração regional de infra-estrutura na América do SulLidando com a crise internacional: a política e a economia do crescimento de Brasil e China e a ordem global índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

MAPA, Dhiego de Moura. Filosofia política e relações internacionais: considerações sobre a pluralidade epistemológica da disciplina. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2001, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 07 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100064&lng=es&nrm=iso> .

O presente trabalho pretende abordar, de forma objetiva, o fundamento filosófico-político presente em correntes teóricas do estudo das relações internacionais, notadamente o realismo e o liberalismo. A pluralidade teórica no estudo das Relações Internacionais possui causalidade epistemológica, cujas raízes encontram-se na filosofia política contratualista do qual este campo de estudos emergiu, no início do século XX. Não obstante a complexidade do sistema internacional (o objeto do conhecimento em Relações Internacionais) ser um fator que influi na pluralidade teórica da disciplina, a proposta aqui é identificar os fundamentos epistemológicos dessa diversidade teórica, oriunda das bases do pensamento político moderno: Maquiavel e os contratualistas.

Palabras llave : Filosofia Política; Teoria das Relações Internacionais; Realismo; Liberalismo; Contratualismo.

        · texto en portugués     · pdf en portugués