3, v.1Filosofia política e relações internacionais: considerações sobre a pluralidade epistemológica da disciplinaA terceira margem do Prata: hierarquias e travessias no processo de integração do Cone Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

JESUS, Diego Santos Vieira de. Lidando com a crise internacional: a política e a economia do crescimento de Brasil e China e a ordem global.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2001, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Assosciação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100065&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 04 Maio. 2024.

As propostas deste artigo são examinar os fatores que explicam o desempenho de Brasil e China na superação da crise internacional de 2008-2009 e investigar as condições político-econômicas que permitiram seu crescimento nesse período. A hipótese sinaliza que, na dimensão econômica, a maior solidez do regime macroeconômico e a menor alavancagem no sistema financeiro capitalizado permitiram uma abordagem mais equilibrada de regulação do mercado financeiro. Na política, tais Estados procuraram aproveitar janelas de oportunidade institucionais buscando desenvolver regras, normas e procedimentos que satisfizessem seus interesses de desenvolvimento e de ampliação de suas autonomia e participação.

Palavras-chave : Brasil; China; crise internacional.

        · texto em português     · pdf em português