3, v.1O novo norte do sul: emergentes como vetores da globalização no mundo em desenvolvimentoA influência das mudanças geopolíticas internacionais sobre a política externa brasileira nos governos FHC e Lula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

DARIO, Diogo Monteiro. As políticas de segurança humana e a análise do conflito colombiano durante o governo Uribe: o papel de discursos de capacitação e vitimização.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2001, 3., 2011, São Paulo. Anales electrnicos... Assosciação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100068&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 26 Abr. 2024.

O paper propõe uma análise exploratória de como as políticas de segurança humana transformam o espaço do conflito colombiano durante o governo Uribe. Em lugar que buscar uma definição que circunscreva o conteúdo de tal conceito, vamos tentar identificar distintos padrões de individuação que constituem os indivíduos enunciados como um objeto relevante da agenda de segurança: capacitação e vitimização. Essa estratégia tem como objetivo nos permitir desagregar as diferentes narrativas e caracterizar seus diferentes usos de forma a entender não só suas implicações (de cada um dos diferentes usos), mas também a trajetória nas quais tais usos estão enraizados. Argumentamos que, ambos os casos sugerem transformações consideráveis em relação à narrativa que os originaram. Concluímos que o discurso da segurança humana não tem o efeito de estruturação de um campo dentro do espaço do conflito, que foi a forma como se iniciou essa pesquisa, uma vez que tais políticas estão sendo sistematicamente instrumentalizadas para reforçar uma posição pré-estabelecida do governo vis-à-vis os demais atores. Mas essas práticas não deixam de transformar o espaço do conflito, na medida em que diversifica substancialmente os instrumentos à disposição do governo, e esvazia potenciais espaços de resistência às estratégias de contra insurgência adotadas na lógica do conflito.

Palabras llave : Conflito colombiano; Segurança humana; Estudos críticos de segurança; Mobilidade humana.

        · texto en portugués     · pdf en portugués