3, v.1As políticas de segurança humana e a análise do conflito colombiano durante o governo Uribe: o papel de discursos de capacitação e vitimizaçãoA importância da organização internacional dos trabalhadores em empresas multinacionais (EMNs)2000 a 2010 o comitê mundial de trabalhadores (CMT) da Daimler AG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2001


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

MOURA, Diogo Villela Garcia. A influência das mudanças geopolíticas internacionais sobre a política externa brasileira nos governos FHC e Lula.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2001, 3., 2011, São Paulo. Anales electrnicos... Assosciação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000100069&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 28 Mar. 2024.

O presente trabalho parte de duas premissas: I) As transformações ocorridas no sistema político e econômico internacional na virada do século XX para o XXI tem como fator importante na sua modificação as configurações de um novo eixo geoeconômico sino-americano; II) A análise comparativa sobre as principais diretrizes e ações diplomáticas dos governos FHC e Lula apontam para uma relativa diferenciação na execução das respectivas políticas externas. Este artigo tem por objetivo central analisar o impacto das transformações geopolíticas no eixo sino-americano na dinâmica das relações exteriores brasileiras nos governos Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Luís Inácio "Lula" da Silva (Lula). Analisando a relação entre comércio e cooperação bilateral Brasil-China, conclui-se que o impacto do eixo sino-americano no intercâmbio comercial não conduz ao aumento de cooperação bilateral entre os países.

Palabras llave : Economia Política Internacional; Estados Unidos; China; Política Externa Brasileira; Relações Bilaterais Brasil-China.

        · texto en portugués     · pdf en portugués