3, v.2O discurso autonomista vs o discurso institucionalista pragmático da política externa brasileira sobre o MercosulUm olhar crítico da nova ordem mundial de Slaughter author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

RESENDE, Erica Simone Almeida. Trauma e crise de significados na articulação de identidades coletivas na política internacional. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 16 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200003&lng=en&nrm=iso> .

O objetivo desta comunicação é relacionar trauma, memória, crise e articulação de novas identidades coletivas na política internacional. Da identificação, localização, contextualização e problematização dos eventos que levaram à desestabilização das chamadas "grades de inteligibilidade da realidade" dominantes nos imaginários coletivos, pretende-se compreender como os indivíduos, quando confrontados por momentos traumáticos sinalizam a perda dos significados, representações e símbolos que davam inteligibilidade ao mundo e a si próprios, buscam reconstruir suas identidades coletivas sob novos, ou melhor, rearticulados, discursos de pertencimento. Seguindo-se a momentos de crise, como guerras, conflitos, ataques terroristas, genocídio, ou golpes políticos, a experiência de um trauma compartilhado ofereceria as condições de possibilidade para a articulação, emergência e universalização de novos discursos de pertencimento que, por seu turno, possibilitariam a produção, consolidação e reprodução de um novo senso comum. Dito de outra forma, entendemos que os processo de significação da memória e do trauma, (re)articulados em momentos de crise e ruptura da ordem social vigente, possam contribuir a transformação de identidades, interesses e estruturas sociais da política internacional.

Keywords : Memória; Trauma; Identidades; Imaginários; Transformação social.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese