3, v.2Trauma e crise de significados na articulação de identidades coletivas na política internacionalA autonomia burocrática das organizações financeiras internacionais: um estudo comparado entre o banco mundial e o fundo monetário internacional author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

MENEZES, Fabiano L. de. Um olhar crítico da nova ordem mundial de Slaughter. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200004&lng=en&nrm=iso> .

O objetivo deste trabalho é compreender o desenvolvimento da nova ordem mundial de Slaughter aplicada às relações internacionais. Nesse sentido, serão observados os seus principais trabalhos nessa temática, publicados entre 1993 e 2004. Assim, será analisado que a tese de Slaughter surgiu inicialmente com a proposta de integração teórica entre o direito internacional e as relações internacionais. Nos seus primeiros trabalhos, com base na teoria liberal, ela começa a desenvolver as idéias do "transnacionalismo", foco da sua tese principal. Entre os problemas do argumento de Slaughter é que o Estado, no sentido de poder, não existe mais. O argumento que a autora defende é que o poder do Estado está distribuído nas suas instituições políticas internas, a qual se inter-relacionam com as mesmas instituições dos demais Estados com o objetivo de resolver os problemas do mundo atual. À primeira vista, o argumento de Slaughter faz com que esqueçamos do quadro tradicional de análise teórica das relações internacionais. No entanto,quando o seu modelo é confrontado com questões de poder e interesses, ele perde a sua força. Nesse momento, o modelo tradicional, onde o poder está centrado na figura do Estado, tenderá a prevalecer na análise dos atores internacionais.

Keywords : nova ordem mundial; transnacionalismo; poder de decisão; direito internacional.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese