3, v.2Trauma e crise de significados na articulação de identidades coletivas na política internacionalA autonomia burocrática das organizações financeiras internacionais: um estudo comparado entre o banco mundial e o fundo monetário internacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

MENEZES, Fabiano L. de. Um olhar crítico da nova ordem mundial de Slaughter. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 25 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200004&lng=es&nrm=iso> .

O objetivo deste trabalho é compreender o desenvolvimento da nova ordem mundial de Slaughter aplicada às relações internacionais. Nesse sentido, serão observados os seus principais trabalhos nessa temática, publicados entre 1993 e 2004. Assim, será analisado que a tese de Slaughter surgiu inicialmente com a proposta de integração teórica entre o direito internacional e as relações internacionais. Nos seus primeiros trabalhos, com base na teoria liberal, ela começa a desenvolver as idéias do "transnacionalismo", foco da sua tese principal. Entre os problemas do argumento de Slaughter é que o Estado, no sentido de poder, não existe mais. O argumento que a autora defende é que o poder do Estado está distribuído nas suas instituições políticas internas, a qual se inter-relacionam com as mesmas instituições dos demais Estados com o objetivo de resolver os problemas do mundo atual. À primeira vista, o argumento de Slaughter faz com que esqueçamos do quadro tradicional de análise teórica das relações internacionais. No entanto,quando o seu modelo é confrontado com questões de poder e interesses, ele perde a sua força. Nesse momento, o modelo tradicional, onde o poder está centrado na figura do Estado, tenderá a prevalecer na análise dos atores internacionais.

Palabras llave : nova ordem mundial; transnacionalismo; poder de decisão; direito internacional.

        · texto en portugués     · pdf en portugués