3, v.2Soberania e diferença nas Nações UnidasO Mercosul, a paradiplomacia e as políticas nacionais para atuação dos governos subnacionais no processo de integração regional author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

ESTRE, Felipe Bernardo. Poder, interdependência e desigualdade. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 16 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200007&lng=en&nrm=iso> .

Não obstante suas divergências importantes teóricos de Relações Internacionais, como Bull, Keohane e Waltz, concordam que o princípio da igualdade soberana é fundamental para a manutenção da ordem internacional. Embora atentem à questão da isonomia no sistema internacional e à convivência dos Estados soberanos, pouca atenção, porém, é dada a outro padrão de interação que se faz presente no sistema internacional, as relações desiguais entre o mundo liberal e o não liberal. O presente trabalho pretende se inserir no debate acima a partir da discussão de uma das obras mais relevantes de teoria das Relações Internacionais, Power and Interdependence, escrita em 1977 por Keohane e Nye. Argumenta-se que o cerne discussão sobre a desigualdade política na obra de Keohane e Nye não está simplesmente na desigualdade oriunda das interações entre os países, mas no próprio conceito de interdependência complexa, o qual divide o sistema internacional entre os "avançados" ou "pluralistas e industrializados", e aqueles que não podem fazer parte desse grupo sem os devidos "ajustes".

Keywords : interdependência; organizações internacionais; hierarquia.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese