3, v.2Poder, interdependência e desigualdadeGovernança global dos recursos hídricos transfronteiriços: o papel da cooperação internacional e da cooperação transfronteiriça author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

ALMEIDA, Felipe Cordeiro de. O Mercosul, a paradiplomacia e as políticas nacionais para atuação dos governos subnacionais no processo de integração regional. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 16 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200008&lng=en&nrm=iso> .

O trabalho dedica-se a analisar a evolução das atividades internacionais desenvolvidas pelos governos subnacionais no plano da integração regional mercosulina, com o objetivo de compreender a relação entre essas atividades e o aprofundamento do processo de integração regional, bem como com o desenvolvimento institucional do MERCOSUL. Para tanto, a pesquisa desenvolvida retoma as principais iniciativas desses governos subnacionais no plano regional, bem como seu impacto no governos nacionais e no processo de integração regional. O trabalho apresenta de que forma as atividades internacionais dos governos subnacionais no plano regional foram recebidas pelas estruturas dos governos nacionais dos Estados-membros do Mercosul, e de que forma essa reação motivou transformações nas estruturas oficiais do processo de integração regional. Para tanto são abordados o surgimento de iniciativas dos governos subnacionais bem como seus espaços de interlocução no ambiente da integração regional como a Rede Mercocidades, as Redes CRECENEA - CODESUL1 e ZICOSUL2, a REMI (Reunião Especializada de Municipalidades e Intendências do MERCOSUL), e o Foro Consultivos de Municípios, Províncias e Departamentos (FCCR).

Keywords : Mercosul; Paradiplomacia; Federalismo; Redes.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese