3, v.2Governança global dos recursos hídricos transfronteiriços: o papel da cooperação internacional e da cooperação transfronteiriçaAtores não-estatais como agentes de securitização em conflitos: o papel de companhias miliatares privadas na guerra do Afeganistão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

MAGNOTTA, Fernanda Petená. Multipolaridade e multilateralismo: o G20 e a relação entre poder e governança no século XXI.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anales electrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais, Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200010&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 28 Mar. 2024.

Este trabalho tem como tema geral as transformações em torno das estruturas de governança global à partir da queda do muro de Berlim e, seu objeto de análise refere-se à veloz ascensão do G20 financeiro como marco de discussão multilateral. Pretende-se investigar a relação de causalidade entre o surgimento de uma nova configuração na distribuição de poder no sistema internacional do século XXI e o descompasso do arranjo institucional existente, partindo da hipótese de que a emergência de um mundo multipolar traz consigo um novo formato de multilateralismo que se apresente como alternativa às estruturas de governança global surgidas em 1945 e reforçadas com o fim da Guerra Fria, uma vez que estas ainda representam ainda um ordenamento erigido pelos EUA e privilegiam, desde sua gênese, os interesses norte-americanos.

Palabras llave : Multipolaridade; Multilateralismo; Estados Unidos; Governança Global; G20.

        · texto en portugués     · pdf en portugués