Services
3° Encontro Nacional ABRI 2011
Print ISBN 2236-7381
Print ISBN 2236-7381
Abstract
COSTA, Flávia Pedrosa. A gestão estratégica no governo e a cooperação internacional para o desenvolvimento como geradores de valor público - uma análise estratégica por "jogos ocultos" e em "dois níveis". In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 06 November 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200014&lng=en&nrm=iso> .
O artigo analisa a utilização do planejamento estratégico para a geração de valor público ao explanar sobre a lógica da cooperação internacional para o desenvolvimento. Para tanto, utiliza-se como objeto de estudo o acordo assinado entre o Banco Mundial (BIRD) e o estado de Minas Gerais, a saber: "I Programa de Parceria para o Desenvolvimento de Minas Gerais". Por meio deste, é iniciada uma reflexão sobre o diálogo entre os ambientes doméstico e internacional e, no cerne desta, o papel do estado. Uma vez que a base para a análise estratégica é a visão sistêmica, analisa-se o micro e macro ambientes para a formulação da agenda estratégica do governo. Como resultado, em 2003 governo implementou o "Choque de Gestão", alinhado com as tendências internacionais, que resultaram na assinatura do acordo em 2006. Haja vista que a contrapartida foi vinculada à execução dos projetos, o sistema de gestão havia sido reestruturado a fim de monitorar os indicadores a serem apresentados, de forma a mensurar a execução das políticas públicas propostas. Neste sentido, infere-se que o alinhamento estratégico entre o doméstico e o internacional gerou valor público à sociedade.
Keywords : Gestão Pública; Estratégia; Diplomacia Federativa; Cooperação Internacional; Minas Gerais; Desenvolvimento Local; Instituições; Política.