3, v.2Analysis of chinese diplomacy: the "peaceful rise" and its questioningSegurança na América do Sul: problemas e atores author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

SOUZA, Gills Lopes Macêdo and MEDEIROS, Marcelo de Almeida. Da cibersegurança à ciberdefesa Americana: a diplomacia da internet como instrumento de proteção e de integração dos estados da OEA. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 16 August 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200017&lng=en&nrm=iso> .

O século XXI acentua ainda mais os conflitos de quarta geração, em que, de um lado, o ente estatal perde o monopólio weberiano do uso exclusivo da força e, do outro, as novas tecnologias da informação e comunicação se aliam a práticas delituosas e transfronteiriças. Uma forma de enfrentar tais ameaças - e que, por diversas vezes, fogem dos limites técnicos dos Estados - é a união em redes. A OEA, através do Grupo de Peritos Governamentais em Matéria de Delito Cibernético e da Estratégia de Segurança Cibernética, demonstra que a cooperação internacional de combate aos cibercrimes no continente americano está dentro dos padrões. Todavia, analisando a cibersegurança, percebe-se um vacuum legis, no que tange à ciberdefesa para este continente. Assim, este trabalho não se propõe a versar uma nova Doutrina Monroe para a proteção do ciberespaço americano; busca, porém, demonstrar a importância do tema cyberwar para as políticas de defesa dos países-membros da OEA e, por conseguinte, a negligência desta para com aquele, no sentido de evidenciar que, assim como as políticas de cibersegurança, as de ciberdefesa também são fulcrais para uma integração regional. Para tanto, este trabalho se aporta teoricamente em Peter Haas, Manuel Castells e Robert Putnam.

Keywords : OEA; Ciberdefesa; Diplomacia da Internet.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese