3, v.2Análise da diplomacia chinesa: a "ascensão pacífica" e seus questionamentosSegurança na América do Sul: problemas e atores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

SOUZA, Gills Lopes Macêdo e MEDEIROS, Marcelo de Almeida. Da cibersegurança à ciberdefesa Americana: a diplomacia da internet como instrumento de proteção e de integração dos estados da OEA.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais, Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200017&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 26 Abr. 2024.

O século XXI acentua ainda mais os conflitos de quarta geração, em que, de um lado, o ente estatal perde o monopólio weberiano do uso exclusivo da força e, do outro, as novas tecnologias da informação e comunicação se aliam a práticas delituosas e transfronteiriças. Uma forma de enfrentar tais ameaças - e que, por diversas vezes, fogem dos limites técnicos dos Estados - é a união em redes. A OEA, através do Grupo de Peritos Governamentais em Matéria de Delito Cibernético e da Estratégia de Segurança Cibernética, demonstra que a cooperação internacional de combate aos cibercrimes no continente americano está dentro dos padrões. Todavia, analisando a cibersegurança, percebe-se um vacuum legis, no que tange à ciberdefesa para este continente. Assim, este trabalho não se propõe a versar uma nova Doutrina Monroe para a proteção do ciberespaço americano; busca, porém, demonstrar a importância do tema cyberwar para as políticas de defesa dos países-membros da OEA e, por conseguinte, a negligência desta para com aquele, no sentido de evidenciar que, assim como as políticas de cibersegurança, as de ciberdefesa também são fulcrais para uma integração regional. Para tanto, este trabalho se aporta teoricamente em Peter Haas, Manuel Castells e Robert Putnam.

Palavras-chave : OEA; Ciberdefesa; Diplomacia da Internet.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português