3, v.2Da cibersegurança à ciberdefesa Americana: a diplomacia da internet como instrumento de proteção e de integração dos estados da OEAAtivismo partidário internacional como forma de intervir nas relações inter-estatais: algumas influências na construção da união de nações sul-americanas (Unasul) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

PAGLIARI, Graciela De Conti. Segurança na América do Sul: problemas e atores. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 04 Diciembre 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200018&lng=es&nrm=iso> .

Embora haja uma baixa ocorrência de guerras interestatais na América do Sul, não estão ausentes situações conflitivas tendo em vista os desafios que se apresentam para os países: as dificuldades que os mesmos têm em conciliar objetivos, visões e estratégias. Ainda que os Estados busquem resolver suas disputas por meio da diplomacia, persiste a ameaça do uso da força e a retomada, por alguns países, de um processo de aquisição de material bélico. A tais circunstâncias, somam-se outras dinâmicas cujos efeitos são potencializados pelas condicionalidades internas desses Estados. Nesse sentido, considerando-se o quadro contemporâneo de desafios que se apresentam para os países sul-americanos, o objetivo do trabalho é refletir sobre suas dinâmicas conflitivas e a atuação do Brasil neste contexto, enquanto relevante ator regional. As reflexões consideram a manutenção de percepções tradicionais de ameaça - atentando para os desafios que a sua persistência atribui ao desenvolvimento de relações de cooperação multilateral - e o temor das novas ameaças, cujos efeitos para os países são distintos.

Palabras llave : segurança; América do Sul; cooperação regional.

        · texto en portugués     · pdf en portugués