3, v.2Segurança na América do Sul: problemas e atoresO Brasil na OMC: as lições do contencioso do algodão e da participação no G-20 author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

Ativismo partidário internacional como forma de intervir nas relações inter-estatais: algumas influências na construção da união de nações sul-americanas (Unasul). In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 16 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200019&lng=en&nrm=iso> .

A Unasul trilha por uma nova estratégia política de integração. Por um lado isso ocorre por causa da emergência de lideranças políticas com uma visão de integração menos econômica. Por outro lado a isto foi possível por conta da experiência de um fórum de partidos de esquerda, o Foro de São Paulo, que congregou diversos líderes de esquerda que vieram a ser tornar presidentes na região. Esta investigação propõe compreender este processo de integração. Com a proposta de alguns atores políticos reunirem-se no Foro de São Paulo que fez com que, quando estes partidos se tornaram governos, mudassem a forma pela qual a política internacional era compreendida. No estudo são alinhadas as diferentes Instituições criadas para integração (ALALC, ALADI e Mercosul) para verificar as ênfases ideológicas de cada momento, possibilitando compreender a ruptura ou permanência de cada uma das Instituições.

Keywords : Unasul; integração sul-americana; política internacional.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese