3, v.2Segurança na América do Sul: problemas e atoresO Brasil na OMC: as lições do contencioso do algodão e da participação no G-20 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

Ativismo partidário internacional como forma de intervir nas relações inter-estatais: algumas influências na construção da união de nações sul-americanas (Unasul).. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anales electrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais, Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200019&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 25 Abr. 2024.

A Unasul trilha por uma nova estratégia política de integração. Por um lado isso ocorre por causa da emergência de lideranças políticas com uma visão de integração menos econômica. Por outro lado a isto foi possível por conta da experiência de um fórum de partidos de esquerda, o Foro de São Paulo, que congregou diversos líderes de esquerda que vieram a ser tornar presidentes na região. Esta investigação propõe compreender este processo de integração. Com a proposta de alguns atores políticos reunirem-se no Foro de São Paulo que fez com que, quando estes partidos se tornaram governos, mudassem a forma pela qual a política internacional era compreendida. No estudo são alinhadas as diferentes Instituições criadas para integração (ALALC, ALADI e Mercosul) para verificar as ênfases ideológicas de cada momento, possibilitando compreender a ruptura ou permanência de cada uma das Instituições.

Palabras llave : Unasul; integração sul-americana; política internacional.

        · texto en portugués     · pdf en portugués