3, v.2Política externa brasileira em relação aos direitos humanos: necessidade de correção de rumo?A Rodada Doha e a ineficiência do multilateralismo comercial: impactos domésticos no Mercosul author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

PRADO, Henrique Sartori de Almeida. A paradiplomacia no processo de integração regional - o caso do Mercosul. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 16 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200023&lng=en&nrm=iso> .

O presente trabalho tem por objetivo analisar a participação das unidades subnacionais no processo de integração regional, através do instituto da paradiplomacia, tendo como base a experiência integrativa do Cone Sul da América do Sul. Para tanto, será empenhado o estudo sobre a ação dos governos subnacionais no desenvolvimento do processo de integração regional e um breve estudo comparativo sobre as limitações constitucionais da participação externa dos entes subnacionais dos Estados Parte do MERCOSUL.  Serão enfatizadas por fim, as experiências de integração subnacional no âmbito do MERCOSUL e a análise do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do MERCOSUL (FCCR).

Keywords : integração regional; governos subnacionais; paradiplomacia; MERCOSUL.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese