3, v.2A paradiplomacia no processo de integração regional - o caso do MercosulOs custos da projeção de poder índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

PRADO, Henrique Sartori de Almeida y CANESIN, Carlos Henrique. A Rodada Doha e a ineficiência do multilateralismo comercial: impactos domésticos no Mercosul. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 20 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200024&lng=es&nrm=iso> .

O presente artigo tem por objetivo discutir os desafios que são colocados para a eficiência da OMC enquanto instituição multilateral e promotora de decisões comerciais globais. Para tanto, empreenderemos um estudo de caso dos impactos domésticos e regionais sobre o MERCOSUL das decisões e regulamentações da OMC no âmbito da Rodada Doha. Serão enfatizados os aspectos que contribuem ou fragilizam a eficiência da OMC enquanto instituição legítima para a promoção do comércio internacional. Através destes resultados, estudaremos o caso do MERCOSUL em sua busca por uma inserção mais ativa no comércio internacional, através de ações extrarregionais em detrimento do foro multilateral representado pela OMC.

Palabras llave : OMC; Rodada Doha; Multilateralismo; MERCOSUL.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués