3, v.2Os custos da projeção de poderPós-Modernismo e as relações internacionais: uma análise sob a ótica da complexidade author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

MOREIRA JR, Hermes. Do escudo anti-mísseis à contingência ambiental: a importância do complexo industrial militar na grande estratégia norte-americana no Pós-Guerra Fria. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200026&lng=en&nrm=iso> .

O objetivo deste texto é identificar a importância que ocupa o chamado Complexo Industrial Militar na Grande Estratégia dos Estados Unidos. Dada as transformações do cenário político mundial ao final do conflito entre Estados Unidos e União Soviética, tomamos como escopo o período pós Guerra Fria, em que tanto a estratégia norte-americana como o objeto em questão - o Complexo Industrial Militar - passam por um processo de reorientação. Através de revisão bibliográfica, pesquisa documental e análise de dotação orçamentária, buscar-se-á verificar a existência de compatibilidade do Complexo Industrial Militar com os interesses norte-americanos na atual ordem global. Nesse sentido, partimos da premissa de que em meio às transformações do cenário internacional contemporâneo e atento às novas demandas do Estado, o Complexo Industrial Militar vem se adaptando às necessidades da Grande Estratégia de política externa dos Estados Unidos, exercendo papel fundamental nos processos de inovação científica e tecnológica, centrais para a manutenção da liderança norte-americana no cenário internacional.

Keywords : Estados Unidos; Grande Estratégia Norte-Americana; Complexo Industrial Militar; Inovação Tecnológica.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese