3, v.2Do escudo anti-mísseis à contingência ambiental: a importância do complexo industrial militar na grande estratégia norte-americana no Pós-Guerra FriaGeoeconomia e geopolítica dos recursos energéticos no capitalismo contemporâneo: o petróleo no vértice das tensões internacionais na primeira década do século XXI author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

BEGNIS, Heron Sérgio Moreira, AZEVEDO, Gabriella, STEIN, Maurício et al. Pós-Modernismo e as relações internacionais: uma análise sob a ótica da complexidade. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200027&lng=en&nrm=iso> .

O presente artigo abordará questões características das relações internacionais, sob a ótica da Teoria da Complexidade. Serão interpretados os princípios da Teoria Complexa, para que se possa visualizar da melhor forma as capacidades das teorias de Relações Internacionais em lidar com a multidisciplinariedade do campo. Assim, abordar-se-ão com maior profundidade os estudos pós-modernistas, em especial a Teoria Crítica e o Construtivismo, devido à proximidade com os fundamentos do pensamento complexo e a maior habilidade deste discurso em integrar diferentes áreas do conhecimento.

Keywords : Teoria das Relações Internacionais; Complexidade; Pós-Modernismo.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese