3, v.2Pós-Modernismo e as relações internacionais: uma análise sob a ótica da complexidadeVinte anos de Mercosul: as partes e o todo author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

LINS, Hoyêdo Nunes. Geoeconomia e geopolítica dos recursos energéticos no capitalismo contemporâneo: o petróleo no vértice das tensões internacionais na primeira década do século XXI. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200028&lng=en&nrm=iso> .

O abastecimento em recursos energéticos é algo essencial para o desempenho econômico. O petróleo tem sido o mais importante desses recursos, historicamente. Essa proeminência, ao lado da marcada expansão no seu consumo e do fato de estarem as principais reservas e estruturas de escoamento localizadas em áreas politicamente instáveis, e também de serem encarniçadas as disputas entre Estados e empresas em torno da sua exploração e comercialização, exige considerá-lo um ingrediente central da geoeconomia e da geopolítica do capitalismo. Assim, em que pese o caráter histórico desta articulação, mais do que nunca Estado, capitalismo e energia se revelam fortemente imbricados contemporaneamente. O artigo explora essa questão em quatro seções, além da introdução e das considerações finais. Primeiro aborda-se o papel da energia na geoeconomia e na geopolítica do capitalismo, sobretudo na atualidade. Depois focalizam-se as tensões na Ásia Central em torno da energia, destacando a situação do Cáucaso. Na sequência privilegia-se a flexão muscular dos Estados Unidos no Oriente Médio, particularmente no Golfo Pérsico, com vistas ao controle de suas posições em relação às fontes de abastecimento em recursos energéticos. Por último, antes das considerações finais, fala-se da questão iraniana como uma ilustração eloquente do caráter estratégico do Oriente Médio em termos geoeconômicos e geopolíticos em termos energéticos.

Keywords : Energia no capitalismo contemporâneo; Geoeconomia; Geopolítica.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese