3, v.2Geoeconomia e geopolítica dos recursos energéticos no capitalismo contemporâneo: o petróleo no vértice das tensões internacionais na primeira década do século XXIAvanços e empecilhos na governança global author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

LINS, Hoyêdo Nunes. Vinte anos de Mercosul: as partes e o todo. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200029&lng=en&nrm=iso> .

O artigo focaliza a trajetória do Mercosul, cujo documento fundador, o Tratado de Assunção, completa vinte anos em 2011. Considerando a intenção original dos signatários, de lograr uma melhor inserção internacional de seus países por meio da integração regional, argumenta-se que nas últimas duas décadas a diferenciação entre esses Estados se aprofundou. O Brasil fortaleceu ainda mais a sua importância econômica e a liderança regional, distanciando-se em termos de inserção internacional, algo que reflete as enormes assimetrias estruturais internas ao Cone Sul. Inicia-se com uma breve discussão teórica sobre a distribuição dos efeitos dos processos de integração, seguida de periodização em que se atribui, grosso modo, a condição de belle époque do Mercosul aos anos 1990 e a de "quase réquiem" aos 2000. As duas seções seguintes exploram o problema das desigualdades entre os países, principalmente entre Argentina e Brasil, examinando, pela ordem, o comércio intrarregional e os investimentos estrangeiros diretos, no segundo caso destacando a situação da indústria automotiva. A última parte antes das considerações finais volta-se à mudança nos padrões produtivos da indústria e ao problema da concentração/dispersão das atividades industriais no Mercosul.

Keywords : Mercosul; Assimetrias estruturais; Desigualdades socioterritoriais.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese