3, v.2Vinte anos de Mercosul: as partes e o todoA governança global e a atuação das redes internacionais de cidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

SPOSITO, Italo Beltrão. Avanços e empecilhos na governança global. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 29 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200030&lng=es&nrm=iso> .

Este artigo buscará discutir a literatura recente sobre governança global e o problema de déficit de accountability das instituições internacionais através de uma análise baseada em três níveis que busca separar os âmbitos individual, estatal e global de modo a facilitar o entendimento de como se desenvolvem as relações entre estas esferas. Os principais desafios para a formação de uma ordem "mais democrática" no sistema internacional são as falhas de jurisdição, de participação e de incentivo, que dificultam o provimento dos bens públicos globais e a institucionalização de mecanismos formais de accountability. O modelo para analisar esta nova configuração mundial será desenvolvido com o objetivo de criar um quadro teórico em que possa se conferir legitimidade à governança global a partir da idéia de que os indivíduos são os stakeholders que delegam seu poder às organizações internacionais; e que insira os novos atores das relações internacionais dentro desta nova ordem. Também erá argumentado que a assimetria dentro destes níveis é o maior empecilho à democratização das organizações internacionais.

Palabras llave : Governança global; accountability; assimetria; organizações internacionais.

        · texto en portugués     · pdf en portugués