3, v.2Política externa brasileira para mudanças climáticasGuerra ao terror: uma guerra na sociedade de controle author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

URT, João Nackle. Povos indígenas como atores da governança global. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200034&lng=en&nrm=iso> .

Para compreender os povos indígenas como atores da política global, discute-se sua natureza como atores políticos, por meio de aproximações com conceitos como grupos étnicos, nações e comunidades. Discute-se ainda a natureza do movimento indígena transnacional e das organizações não-governamentais que promovem interesses indígenas. Ao abordar o movimento indígena transnacional, observa-se que o campo de ação histórica onde esse movimento opera é a globalização, para a qual os atores indígenas têm uma proposta contra-hegemônica de fundo comunitarista. Ao mesmo tempo, a própria dinâmica da governança global põe em relevo os povos indígenas quando enfatiza a participação de stakeholders e estruturas locais. De diversas formas, conclui-se, é crescente a presença dos povos indígenas em determinados setores da governança global.

Keywords : Atores; Povos indígenas; Movimento indígena transnacional; Globalização; Governança global.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese