3, v.2Os campos de refugiados: um exemplo de "espaços de exceção" na política contemporâneaPolítica em relação aos refugiados no Brasil: interação entre atores na arena institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

HAGE, José Alexandre Altahyde. A política externa brasileira e o etanol: um exercício de planejamento estratégico.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais, Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200037&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 19 Abr. 2024.

Este artigo procura demonstrar que antes de haver internacionalização do etanol, como insumo que substitui parcialmente combustíveis fósseis, deve haver um balanço para se examinar as reais condições do poder nacional brasileiro, conjunto de itens que quando bem trabalhado pelo grupo responsável pelos fundamentos estratégicos pode contribuir para que haja inserção internacional - inserção qualificativa, fazendo com que o Estado tenha relevância na cena externa.

Palavras-chave : Etanol; Energia; Planejamento Estratégico; Relações Internacionais.

        · texto em português     · pdf em português