3, v.2As relações Brasil-África no século XXI: da aproximação seletiva à aproximação diversificadaO papel da memória histórica imperial na política externa: França, Inglaterra, Rússia e Japão em perspectiva comparada author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

LUIZ, Juliana Ramos. A política externa do regime militar: entre o ranço ideológico e a atuação pragmática. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 16 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200040&lng=en&nrm=iso> .

É cediço na bibliografia sobre política externa brasileira do regime militar que, mesmo identificada sobre tal denominação, é marcada por características heterogêneas entre os diferentes governos que a compuseram. Seus cinco governos traçaram variados planos de ação, tendo-lhes sido conferidos, inclusive, diferentes denominações/nomenclaturas. Portanto, é recorrente na literatura especializada a discussão sobre as diferenças da política externa do regime militar, mas isto implica em negar-lhe similitudes? Tanto o golpe quanto o regime foram mantidos sob um discurso ideológico direto e/ou transversal, marcante em maior ou menor grau, de forma que este traço não pode ser negligenciado das análises sobre sua política externa. Este artigo se propõe a observar tais similitudes, tendo em seguida como enfoque o período Médici pois, simultaneamente, abriu as portas para a formulação da famosa política externa do Pragmatismo Responsável do governo seguinte, e - concomitantemente - foi o marco da maior repressão e perseguição político-ideológica no país. Estas clivagens tornam-se importantes para percepção de que mudanças e permanências no discurso e na atuação brasileira necessitam de maior análise, reflexão e discussão.

Keywords : política externa; regime militar; pragmatismo; ideologia.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese