3, v.2A política externa do regime militar: entre o ranço ideológico e a atuação pragmáticaA assistência oficial para o desenvolvimento na política externa japonesa author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

LUIZ, Juliana Ramos. O papel da memória histórica imperial na política externa: França, Inglaterra, Rússia e Japão em perspectiva comparada. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 16 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200041&lng=en&nrm=iso> .

O estudo da memória não implica na observação de um tempo cristalizado no passado. Trata-se, na realidade, da relação dialética entre passado e presente, de maneira que os acontecimentos são constantemente reconstruídos, a conferir verdadeiro dinamismo à memória e ao ato de rememorar. Contudo, mesmo que o passado seja algo ressignificado, frisa-se que a prática de lembrar implica no resgate de um tempo pretérito que ainda permanece na mentalidade contemporânea. E, essa permanência pode assumir diferentes aspectos, dentre eles, o da nostalgia. Sendo assim, a proposta desta exposição estará em observar comparativamente diferentes estudos sobre política externa contemporânea, mais precisamente de países como Japão, Rússia, Inglaterra e França. Isto porque, todos possuem em comum a memória de um passado "glorioso" dos tempos em que foram impérios mundiais e/ ou regionais. Nessa reverberação do passado no presente, o objetivo está em analisar e refletir sobre o peso da memória dos impérios e, ao tratar de memória e nostalgia, vê-se como as mudanças políticas e do cenário internacional influem nessa memória de grandeza - ainda que idealizada - e reverbera no presente enquanto memória, (re)apresentação, (re)sentimento.

Keywords : memória; nostalgia; império; Rússia; Japão; Inglaterra; França; política externa.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese