3, v.2A política externa do regime militar: entre o ranço ideológico e a atuação pragmáticaA assistência oficial para o desenvolvimento na política externa japonesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

LUIZ, Juliana Ramos. O papel da memória histórica imperial na política externa: França, Inglaterra, Rússia e Japão em perspectiva comparada. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 18 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200041&lng=es&nrm=iso> .

O estudo da memória não implica na observação de um tempo cristalizado no passado. Trata-se, na realidade, da relação dialética entre passado e presente, de maneira que os acontecimentos são constantemente reconstruídos, a conferir verdadeiro dinamismo à memória e ao ato de rememorar. Contudo, mesmo que o passado seja algo ressignificado, frisa-se que a prática de lembrar implica no resgate de um tempo pretérito que ainda permanece na mentalidade contemporânea. E, essa permanência pode assumir diferentes aspectos, dentre eles, o da nostalgia. Sendo assim, a proposta desta exposição estará em observar comparativamente diferentes estudos sobre política externa contemporânea, mais precisamente de países como Japão, Rússia, Inglaterra e França. Isto porque, todos possuem em comum a memória de um passado "glorioso" dos tempos em que foram impérios mundiais e/ ou regionais. Nessa reverberação do passado no presente, o objetivo está em analisar e refletir sobre o peso da memória dos impérios e, ao tratar de memória e nostalgia, vê-se como as mudanças políticas e do cenário internacional influem nessa memória de grandeza - ainda que idealizada - e reverbera no presente enquanto memória, (re)apresentação, (re)sentimento.

Palabras llave : memória; nostalgia; império; Rússia; Japão; Inglaterra; França; política externa.

        · texto en portugués     · pdf en portugués