3, v.2Segurança humana, ajuda externa e política externa japonesaParlamento do Mercosul e a democratização da integração author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

LEHMANN, Kai E. Ajuda ou estorvo? Respostas americanas à postura mais assertiva do Brasil nas políticas externas governança global e novos atores. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 16 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200044&lng=en&nrm=iso> .

O estudo analisa as relações políticas entre o Brasil e os Estados Unidos durante os últimos tempos, com foco particular nos assuntos de segurança internacional. Usando a resposta dada ao programa nuclear do Irã como estudo de caso, o trabalho se propõe a responder à pergunta: se as diferentes posturas do Brasil e dos Estados Unidos em relação ao programa nuclear iraniano sugerem uma divergência mais profunda entre os dois países na interpretação dos assuntos internacionais contemporâneos mais urgentes. Além disso, o estudo analisa as conseqüências para os Estados Unidos da 'independência brasileira' evidente na postura do país vis - à - vis o Irã, tanto em termos regionais, quanto em termos globais. O trabalho investiga as novas dinâmicas entre os dois países nas políticas externas e analisa se o pragmatismo brasileiro evidente na política do país em relação ao Irã representa uma oportunidade ou um problema para os Estados Unidos ao enfrentar as complexidades contemporâneas na área de segurança.

Keywords : Irã; política externa brasileira e americana.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese