3, v.2Ajuda ou estorvo? Respostas americanas à postura mais assertiva do Brasil nas políticas externas governança global e novos atoresA parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia: convergências e divergências da agenda bilateral author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

MARIANO, Karina L. Pasquariello. Parlamento do Mercosul e a democratização da integração. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200045&lng=en&nrm=iso> .

A trajetória da representação parlamentar no âmbito da integração regional no Cone Sul é o pano de fundo deste artigo que tem por objetivo analisar e compreender as implicações da institucionalização do Parlamento do Mercosul (Parlasul) para a democratização do processo desse integração. Partindo do pressuposto de que a constituição de uma instituição parlamentar é importante para a consolidação e aprofundamento de um processo de integração, pode-se afirmar que as fragilidades do Mercosul no tocante à sua consolidação e aprofundamento estariam relacionadas em certa medida com a própria fragilidade da ação parlamentar no âmbito da Comissão Parlamentar Conjunta e do próprio Parlasul. A suposição deste trabalho é que a constituição do Parlamento do Mercosul contribuiria com o processo de integração somente na medida em que conseguisse de fato superar as limitações vivenciadas pela Comissão Parlamentar Conjunta.

Keywords : Integração regional; Parlasul; Mercosul; Democracia.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese