3, v.2A parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia: convergências e divergências da agenda bilateralA China como hegemon em potencial e as implicações para a segurança nacional americana author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


Print ISBN 2236-7381

Abstract

ESPOSITO, Katiuscia Moreno Galhera. A transnacionalização sindical como instrumento de governança: contextualização histórica e alguns debates teóricos sob a luz da literatura das Relações Internacionais da década de 1970. In Proceedings of the 3rd ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2011 [cited 19 January 2022]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200047&lng=en&nrm=iso> .

O presente trabalho visa compreender e localizar historicamente alguns debates acadêmicos das Relações Internacionais em torno do fenômeno da transnacionalização das relações de trabalho ocorridos a partir da década de 70. Especificamente, o exame será realizado sobre a transnacionalização sindical, dentro de dois debates específicos: o (neo) realismo e o (neo) liberalismo, tendo como pano de fundo alguns acontecimentos memoráveis, como o descongelamento das relações Leste-Oeste sob a Guerra Fria, a Guerra do Vietnã, o Tratado de Não-Proliferação Nuclear, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Bretton Woods, os New Industrialized Countries (NICs) e a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL). Tendo abordado os dois paradigmas, em um segundo momento, sob os auspícios da literatura neoliberal, abordaremos algumas questões que problematizam e enriquecem este debate: universalidade vs. relatividade; spillover vs. exclusão e soberania vs. intervencionismo.

Keywords : Relações Internacionais; (neo) realismo; (neo) liberalismo; sindicalismo; anos 1970.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese