3, v.3A normatização da atividade paradiplomática: Brasil e Argentina em perspectiva comparadaO papel das organizações internacionais e os conflitos interculturais: o caso de Salman Rushdie em comissões de direitos humanos da ONU índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

PASQUALIN, Livia de Oliveira y GARCIA, Tatiana de Souza Leite. Mapeamento dos projetos de cooperação horizontal Brasil-África em países de língua oficial portuguesa na área da saúde entre 2000-2010. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 12 Julio 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300006&lng=es&nrm=iso> .

A cooperação internacional (CI) é importante instrumento de desenvolvimento e auxilia países a promoverem mudanças estruturais, como forma de superar restrições que prejudicam seu crescimento e desenvolvimento. Países em desenvolvimento estabelecem acordos de cooperação horizontal (hemisfério Sul-Sul), buscando desenvolver-se em áreas específicas. Este estudo buscou mapear as parcerias entre Brasil e África (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - PALOP) na área da saúde firmados entre os anos de 2000 e 2010. Atos bilaterais celebrados pelo Brasil com os PALOP foram pesquisados no banco de dados da página eletrônica da Divisão de Atos Internacionais (DAI) do Ministério das Relações Exteriores. O período determinado para esta pesquisa pode-se constatar que houveram 21 acordos de CI entre o Brasil e os PALOP na área da saúde, cujas áreas específicas mais freqüentes são combate ao HIV/AIDS, produção de medicamentos anti-retrovirais, capacitação de recursos humanos, prevenção e controle da malária, organização e fortalecimento de serviços de saúde e educação de nível superior e pós-graduação. As ações concentram-se em áreas de grande necessidade nos países receptores. A justificativa para esta pesquisa documental e bibliográfica é devido ao aumento da cooperação horizontal a ênfase da política externa brasileira para com os países africanos e a importância de políticas e práticas na área da saúde visando o bem-estar social.

Palabras llave : Cooperação Internacional; saúde; África.

        · texto en portugués     · pdf en portugués