3, v.3O papel das organizações internacionais e os conflitos interculturais: o caso de Salman Rushdie em comissões de direitos humanos da ONUDos neocons ao tea party: conservadorismo norte-americano comparado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

LOPES, Luara Landulpho Alves. O Brasil no regime da cooperação internacional para o desenvolvimento: quoi de neuf?.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300008&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 23 Maio. 2022.

Em 2010, o Brasil completou 60 anos como ator do sistema internacional de cooperação para o desenvolvimento: a CNAT - Comissão Nacional de Assistência Técnica, criada em 1950, representou o primeiro esforço de institucionalização da cooperação internacional no país. A Comissão tinha entre seus objetivos "preparar planos e programas para a obtenção de auxílio técnico", ou seja, estava voltada quase exclusivamente para a cooperação recebida do exterior. Ao longo dos últimos sessenta anos, o país passou por profundas transformações de ordem política, econômica e social, e a inserção do Brasil no regime da cooperação internacional para o desenvolvimento tem acompanhado esses movimentos de mudança. De fato, se a CNAT estava dedicada quase exclusivamente à organização da cooperação recebida do exterior, a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores hoje dedica parte significativa de seus recursos à cooperação prestada a outros países em desenvolvimento (também chamada CTPD - Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento). Assim, o artigo pretende sistematizar a evolução institucional da cooperação técnica internacional no Brasil e problematizar a posição atual do país no que se refere à sua condição de doador não tradicional.

Palavras-chave : Cooperação Internacional para o desenvolvimento; CTPD - Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento; Agência Brasileira de Cooperação; efetividade da ajuda; investimento social privado.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português