3, v.3O Brasil no regime da cooperação internacional para o desenvolvimento: quoi de neuf?Direitos humanos no comércio internacional: o que muda com a nova geração de acordos regionais de comércio da UE? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

LEITE, Lucas Amaral Batista. Dos neocons ao tea party: conservadorismo norte-americano comparado.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300009&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 23 Maio. 2022.

Este trabalho tem o objetivo de comparar dois grupos considerados conservadores na política norte-americana, os neoconservadores e o Tea Party. Para tanto, apresentaremos as principais ideias de cada grupo e como cada um enxerga questões internas específicas e a política externa para depois as compararmos e checarmos onde existem similaridades e divergências. A escolha dos grupos políticos não é aleatória, tendo em vista a atuação dos neoconservadores no governo do ex-presidente George W. Bush e a atual oposição ao governo democrata de Barack Obama feita pelos partidários do Tea Party. Para melhor compreensão no que diz respeito especialmente às questões de política externa, procuraremos entender como esses grupos se encaixam em determinadas escolas de pensamento político norte-americano a fim de facilitar a compreensão dos temas em questão.

Palavras-chave : Estados Unidos da América; Neoconservadorismo; Tea Party; Wilsonianismo; Jacksonianismo.

        · texto em português     · pdf em português