3, v.3De caliban a próspero · a identidade nacional e a política externa republicana: primeiras aproximaçõesGoverning the commons and common governing índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

MATEO, Luiza Rodrigues. A direita cristã e a política externa norte-americana durante a administração W. Bush. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 12 Julio 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300013&lng=es&nrm=iso> .

A chamada direita religiosa constitui um importante ator na recente história política norte-americana. A articulação de evangélicos e católicos conservadores originou uma agenda para temas como aborto, pesquisa com células-tronco, casamento gay, criacionismo, abstinência sexual, seularismo e big government, entre outros temas sensíveis e determinantes no jogo político doméstico. Conquanto a mobilização deste grupo de interesses tenha histórico de pelo menos três décadas, foi durante a administração republicana de George W. Bush que a direita cristã atingiu seu auge, quando seus membros puderam circular livremente nos corredores do poder em Washington. Além dos estreitos laços mantidos com membros do Partido Republicano, líderes da direita religiosa empreenderam reuniões a portas fechadas na Casa Branca, no Congresso e na Suprema Corte. Já na política externa, a influência da direita cristã se fez sentir pela adesão aos programas financiados pelo Office of Faith Based and Community Initiatives e em temas como o apoio a Israel, a promoção da liberdade religiosa, o combate ao ativismo ambientalista e, em alguma medida, o suporte a própria guerra ao terror, fortalecendo a popularidade da visão maniqueísta entoada oficialmente pela presidência. Na tentativa de delimitar as interfaces entre religião e política nos Estados Unidos, verificamos a composição da direita cristã e seu modus operandi, esboçando o perfil deste que é um dos alicerces da nova direita americana.

Palabras llave : direita religiosa; política externa; Estados Unidos.

        · texto en portugués     · pdf en portugués