3, v.3A direita cristã e a política externa norte-americana durante a administração W. BushPossibilidades e desafios para um projeto sul-americano de cooperação em temas relacionados à propriedade intelectual no âmbito a Unasul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

FRANZEN, Magnus Paul Alexander. Governing the commons and common governing.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300014&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 01 Jul. 2022.

Este artigo aborda a governança ambiental sob uma perspectiva eclética, tendo em vista teorias econômicas acerca dos "commons" (bens comuns), juntamente com teorias de governança e participação em multi-níveis. O mesmo traz um quadro geral apresentado por Ostrom (1990) de como os "commons" podem ser governados por usuários locais; o modelo de "glass half full" de Engels e Saleska (2005), com conclusões extraídas de evidencias empíricas de atividades a nível local em prol da mitigação de mudanças climáticas; além de perspectiva econômica institucional sobre degradação ambiental. Pretendo dar maior atenção a respostas em diversos níveis referente às mudanças climáticas, tendo em vista o 'local' enquanto o espaço geográfico onde as ações concretas são realmente efetivadas. O objetivo, portanto, é descrever um quadro geral para tomadas de decisões que permitem a administração dos 'bens comuns' em esfera sub-global/subnacional. O artigo é dividido em cinco partes. Após a introdução, tento explicar os conceitos de 'bens comuns' e de propriedade, o qual é visto como uma parte crucial para a solução da questão, assim como faço uma revisão das análises econômicas acerca dos problemas dos 'bens comuns'. Na terceira seção, faço um breve relato sobre o papel da governança em vários níveis. Esta discussão é então acompanhada de sugestões sobre uma possível solução a nível local para um problema global. Finalmente, concluo a discussão com algumas idéias para futuros estudos.

Palavras-chave : Governos locais; mudanças climáticas; redes transnacionais.

        · resumo em inglês     · texto em inglês     · pdf em inglês