3, v.3Governing the commons and common governingA atuação internacional dos entes subnacionais: breve análise da condição de atores das relações Internacionais e sujeitos do direito internacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

DEITOS, Marc Antoni. Possibilidades e desafios para um projeto sul-americano de cooperação em temas relacionados à propriedade intelectual no âmbito a Unasul.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300015&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 23 Maio. 2022.

Sob o guarda-chuva da União Sul-Americana de Nações (UNASUL) debate-se a construção de um projeto subcontinental de proteção à propriedade intelectual (PI) que sirva às necessidades do desenvolvimento econômico e social da região. Os esforços integrativos nessa área alicerçam-se em duas experiências de integração regional em curso: a Comunidade Andina das Nações (CAN) e o Mercado Comum do Sul (Mercosul). Nesse sentido, o presente artigo perquire as possibilidades e desafios da regulação sul-americana da PI diante das assimetrias institucionais na região. Conclui-se que, apesar do formato intergovernamental ter mais força de expansão para a UNASUL ao se utilizar como variável a influência brasileira na construção dessa organização e do Mercosul, quando se restringe o foco da análise para a área da propriedade intelectual (PI), nota-se um grande potencial do surgimento de uma instituição supranacional sul-americana de PI no bojo da UNASUL.

Palavras-chave : Propriedade Intelectual; Mercosul; Comunidade Andina; Unasul.

        · texto em português     · pdf em português