3, v.3Discurso e política externa brasileiraA reforma do conselho de segurança: uma questão de legitimidade e autoridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

CINTRA, Maria Rita Vital Paganini. China na América Latina: suas estratégias, interesses e as implicações dessa aproximação Sino-Latio-Americana no relacionamento triangular China - América Latina - EUA.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300021&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 29 Mar. 2024.

Em 2001 a China lançou sua estratégia de going out com o objetivo de promover um relacionamento mais próximo com países produtores de commodities e assim assegurar as matérias-primas que o país necessitava para dar continuidade ao seu crescimento econômico. Em menos de uma década a América Latina (AL), importante produtora de commodities, passou a assumir não apenas um importante papel como fornecedora de produtos estratégicos como também tornou-se importante mercado para os produtos da China. A expansão dos laços diplomáticos e econômicos chineses na região não passaram despercebidos pelos Estados Unidos e tem promovido dois tipos de reação entre os formuladores de políticas americanas. Os céticos enxergam a presença da China na AL como uma ameaça aos interesses dos Estados Unidos na região e os otimistas acreditam que o relacionamento sino-latino-americano seja o resultado do aumento da necessidade por commodities e recursos energéticos por parte da China.

Palavras-chave : China; commodities; América Latina; Estados Unidos.

        · texto em português     · pdf em português