3, v.3O caráter supranacional do conselho do mercado comum: uma perspectiva de integração pelo direito comunitárioGovernança global, governamentalidade e uma nova visão acerca da relação entre explicação e compreensão nas Relações Internacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

SARAIVA, Miriam Gomes. Integração regional na América do Sul: processos em aberto.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300028&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 01 Jul. 2022.

Os objetivos do paper são, por um lado, identificar tanto a situação atual das abordagens analíticas dos processos de integração regional quanto as percepções dos atores políticos sobre a integração sulamericana, assim como analisar e conectar estas iniciativas atuais com as abordagens e as percepções definidas. Por outro lado, seu objetivo é explicar o papel exercido recentemente pelo Brasil na evolução destes processos. Com estes objetivos, o paper será dividido em quatro partes: primeiro, examinará os modelos tradicionais de integração regional e suas lacunas para explicar as iniciativas mais recentes em curso, junto com a referência a novas abordagens; em segundo lugar apresenta diferentes visões dos atores políticos sobre a integração regional definidas de acordo com alguns elementos comuns; em seguida o paper menciona as iniciativas regionais em curso; e, por fim, examina o papel relevante do Brasil neste campo.

Palavras-chave : integração regional; integração sulamericana; política externa brasileira.

        · texto em português     · pdf em português