3, v.3Governança global, governamentalidade e uma nova visão acerca da relação entre explicação e compreensão nas Relações InternacionaisJogos ocultos e potências médias: um estudo da atuação brasileira na OMC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

JULIANO, Paola Gonçalves Rangel do Prado. Meio ambiente e relações internacionais: uma discussão sobre a crise ambiental e a ausência de uma organização internacional para meio ambiente no âmbito das Nações Unidas. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 12 Junio 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300030&lng=es&nrm=iso> .

A crise ambiental permite uma ligação entre meio ambiente e relações internacionais uma vez que os problemas, ao ultrapassar as fronteiras territoriais estatais, necessitam de uma ação conjunta dos Estados e de outros atores. Existem respostas institucionais que resultaram de iniciativas multilaterais já estabelecidas ou ainda em discussão. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); a Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS) e Organizações não-governamentais (ONG's) nacionais e internacionais são bons exemplos de mecanismos de governança ambiental. Este artigo tem como objetivo geral compreender a questão ambiental nas relações internacionais, em particular as formas de gestão coletiva do tema. E, diante da demanda internacional por maior institucionalização da área ambiental, surge o que é objeto específico deste texto, o debate em torno do possível estabelecimento da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONUMA). É em torno deste recorte que se dá o questionamento central deste trabalho - a verificação da possibilidade e relevância (ou não) deste novo organismo.

Palabras llave : Crise ambiental; Meio Ambiente; Organizações Internacionais; PNUMA; ONUMA.

        · texto en portugués     · pdf en portugués