3, v.3Regulação transnacional privada - análise institucional da governança da sojaIntervenções para a paz em conflitos assimétricos: desafios na formulação de estratégias de estabilização no século XXI em relação a novos atores beligerantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

BRASIL, Pilar Figueiredo y GALVAO, Thiago Gehre. Segurança alimentar, solidariedade internacional e a política externa no governo Lula (2003-2010). In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 11 Diciembre 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300035&lng=es&nrm=iso> .

A segurança alimentar vem conformando-se em uma preocupação tanto da política nacional quanto para a governança global, a partir da percepção de que o problema é extremamente complexo e que o combate à fome deve se desenvolver conjuntamente. A diplomacia presidencial do governo Lula deu visibilidade ao tema na arena internacional, transformando-o em ordem do dia. Dessa forma, esta comunicação tem o objetivo de: primeiro, apresentar como as Teorias de Relações Internacionais podem ou não contribuir com o estudo do tema. Segundo, abordar o desenvolvimento conceitual de segurança alimentar e das relações solidaristas. Terceiro, apresentar como a questão alimentar é debatida nos estudos de política externa brasileira. Quarto, mapear as principais iniciativas brasileiras no combate à fome e à pobreza no meio internacional, para tentar explicar como um problema social histórico brasileiro passou da seara interna para a internacional ao longo do governo Lula.

Palabras llave : Governo Lula; Política Externa Brasileira; Segurança Alimentar.

        · texto en portugués     · pdf en portugués