3, v.3Segurança alimentar, solidariedade internacional e a política externa no governo Lula (2003-2010)A política externa independente brasileira: de Lula/Celso Amorim a Dilma Rousseff/Antônio Patriota e um breve resumo histórico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versión impresa

Resumen

ROCHA, Rafael Assumpção. Intervenções para a paz em conflitos assimétricos: desafios na formulação de estratégias de estabilização no século XXI em relação a novos atores beligerantes. In Anales del 3° ENABRI 2011 3° Encontro Nacional ABRI 2011, 2011, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 16 Junio 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300036&lng=es&nrm=iso> .

As questões relativas à segurança internacional mudaram radicalmente após 1989. Não houve erradicação definitiva dos conflitos interestatais no cenário internacional, porém há uma tendência de aumento de conflito interno nos Estados. Verifica-se, portanto, uma alteração do tipo predominante nos conflitos desde o fim da Guerra Fria. Esta mudança originou, em muitos casos, uma situação generalizada de desordem em diversos países. Neste contexto, surge o termo "Estado Falido", referindo-se àqueles em que as instituições públicas governamentais cessaram de funcionar na prática. Ocorre que de forma cada vez mais comum, os Estados são chamados para intervir em ocasiões onde os governos não são capazes de impedir que aconteçam graves violações de direitos humanos. O artigo analisa os desafios de elaboração de estratégias de estabilização e contra-insurgência, caracterizadas dentro do quadro de conflitos assimétricos do século XXI.

Palabras llave : Segurança internacional; conflitos assimétricos; insurgência; Missão de Paz.

        · texto en portugués     · pdf en portugués