3, v.3O desafio democrático para a integração Latino-americanaO CEBRI e o governo FHC: uma abordagem da influência dos Think Tanks na política externa brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

3° Encontro Nacional ABRI 2011


ISBN 2236-7381 versão impressa

Resumo

SANTOS, Ricardo Oliveira dos. A ação humanitária e a construção de estados liberal-democráticos: o caso do Timor Leste de 1999 a 2008.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrnicos... Associação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000300039&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 23 Maio. 2022.

O objetivo do trabalho é compreender as principais evoluções normativas e institucionais no campo da segurança internacional, desenvolvimento e ajuda humanitária no pós Guerra-Fria. Para tanto, delimita seu objeto de estudo a três instrumentos em torno dos quais esses campos convergem: (i) Operações de Manutenção da Paz; (ii) Consolidated Appeals (CAP - sigla em inglês) e Projetos de desenvolvimento do United Nations Development Assistance Framework (UNDAF - sigla em inglês); (iii) e, finalmente, os Componentes de Ajuda Humanitária nos mandatos das Missões desenvolvidos pela Assembléia Geral e Conselho de Segurança. Tais instrumentos serão tratados no caso do Timor Leste no período de 1999 até 2008. A problemática da pesquisa reside na compreensão de um nexo existente entre os três componentes anteriormente mencionados da ação humanitária contemporânea. Com base na revisão da obra de Hedley Bull "A Sociedade Anárquica: um estudo da ordem na política mundial", o estudo adota um modelo da política internacional fundada no conceito de sociabilidade precária, na qual a tensão entre ordem e justiça informa os desenvolvimentos recentes das práticas humanitárias no interior da sociedade de estados.

Palavras-chave : Ação Humanitária; Estados Liberal-Democráticos; Organização das Nações Unidas; Timor Leste; Escola Inglesa de Relações Internacionais.

        · texto em português     · pdf em português